Skip to Content

88. catalogar os comentadores e compartilhadores da internet

Semana passada, para ser aceita como colunista de um site, tive que escrever um texto sobre algum dos temas sugeridos, escolhi “As mulheres de Chico Buarque” especialmente porque não achei, entre os milhares de textos sobre esse assunto na internet, algum que concordasse com a minha opinião. E também porque era o assunto mais improvável da lista. Descobri que “Chico Buarque” estava amplamente associado a compreensão da “alma feminina”. Aí adotei o título “sou mulher e Chico Buarque não me compreende”, escutei todas as músicas do Chico em ordem cronológica e fui anotando o que achava interessante durante o processo.

 

Depois do texto publicado comecei a receber infinitos comentários. Jamais imaginei que pessoas se importassem tanto assim com esse assunto.

 

Muitos dos leitores estavam extremamente revoltados, como se eu estivesse apunhalando o Chico pelas costas, como se o meu texto fosse uma ofensa pessoal a todas as pessoas que gostam das músicas dele, como se só houvesse uma forma correta de perceber a arte, e não era a minha.

 

Então eu quis entender melhor da onde vinha tanta energia, e para isso cataloguei todos os comentários e compartilhamentos que tive acesso do dia 11 ao dia 19 de setembro – 599 comentários no total – uma pequena parcela dos 12 mil compartilhamentos até então, mas que serviria de amostra.

 

opiniao geral sou mulher e chico buarque nao me compreende

No twitter em geral as pessoas gostaram do texto. No facebook as opiniões estão divididas, mas a discussão é interessante, se desenvolve mais. Na página do texto as opiniões em geral se repetem, e a grande maioria das pessoas não gostou.

 

 

gostaram sou mulher e chico buarque nao me compreende

 

Constatei também o que já parecia óbvio: as pessoas se sentem mais corretas se embasadas pela maioria. Quanto mais gente reclamando do texto, mais gente aparecia, e aí não tinham nem vontade de explicar seus argumentos, e ficavam cada vez mais agressivos e rasos.

 

sou mulher e chico buarque nao me compreende nao gostaram

Me chocou o fato de que o segundo principal motivo de rejeição do texto é simplesmente ser considerado feminista. Vi muitas vezes essa palavra sendo usada com desqualificadora de qualquer que seja o argumento.

 

Meu comentário preferido é esse :

 

anjo assexuado

 

4 Comentários

  1. Eduardo Montelli disse:

    Melhor resposta aos comentários! HAHAHA esses gráficos e legendas tão geniais!

  2. Gustavo Gullo disse:

    Já comentei isso algures, talvez vá me repetir, mas, lá vai:

    Isso de o Chico conhecer a alma feminina já virou clichê, costuma ser repetido na TV sempre que se fala dele, então, todos já “sabem” disso. Então, quando vc contesta o que todos já sabem, quebra o senso de ordem da galera. Não somos criaturas racionais, somos guiados pelos costumes. Acreditamos naquilo que ouvimos repetidas vezes. Defendemos o que estamos habituados.

  3. Gustavo Gollo disse:

    Errei meu nome.

  4. Fernanda Buriola disse:

    Onde posso encontrar o texto?? Fiquei curiosa.

Deixe o seu comentário!